quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desabafo, cura e esperança


Desde que me entendo por gente, aprendi que a vida não é brincadeira. Infelizmente, já nasci em um lar desestruturado com pais separados e irmãos mais velhos. Lembro que minha mãe já era cristã e meu pai, alcoólatra. Tive que amadurecer rápido que o normal porque as circunstâncias exigiram, eu precisava aprender a lidar com a rejeição e ausência do meu pai. Machucou. Não posso dizer que em minha infância foi maravilhosa, mas, de certa forma, também não posso dizer que foi ruim. Apesar de tudo isso, acho que eu era feliz.


Conforme fui crescendo, as situações que eu já vinha enfrentando foram se tornando feridas que demorariam a cicatrizar. Até que... Mudança radical! Eu e minha prima deixamos nossas mães e irmãos para morar com nossos tios aqui no Rio de Janeiro. Imagina como foi difícil! Eu era – e ainda sou – o filho caçula super agarrado com a mãe, aonde ela ia eu ia. Agora só eu estava indo. Chorei demais. A partir daquele dia eu não tinha idéia do que seria de mim sem a minha mãe e meus irmãos. Na verdade, ninguém, aos nove anos de idade, teria.


Apesar de minha mãe ter me criado no evangelho, com a minha pouca idade eu não sabia o que aquilo significava na realidade. Ela me explicava, eu entendia... Mas eu era criança, queria só brincar. No dia seguinte após minha chegada ao Rio de Janeiro, chorei rios. Todos os dias eu ligava pra minha mãe e, chorando, pedia pra ela vir me buscar. Não lembro muito bem como, mas ela conseguia me acalmar e eu conseguia levar aquele dia. Até que depois de um tempo eu me acostumei com o lugar novo e as pessoas novas e casa nova e a distância.

Morando em um novo lar a referência mais próxima que eu tinha, além dos meus tios, era a minha prima. Meu tio é pastor e também a profissão de corretor imobiliário e minha tia é educadora religiosa e também funcionária pública. Com eles, comecei a aprender o significado das coisas de Deus e até fui batizado. Mesmo assim, não foi logo de cara que mudei. Nós íamos à igreja, mas eu não gostava muito, achava chato. Quando fui chegando à adolescência foi piorando. Mudanças, mudanças, mudanças! Não estava preparado para elas.

Na escola eu fiz alguns poucos amigos que, três anos mais tarde, teria que deixá-los. Quando eu já estava super adaptado à cidade e às pessoas no meio do ano, precisamos mudar de Petrópolis para a cidade do Rio por causa do trabalho dos meus tios. Todas aquelas pessoas que eu aprendi a amar, deixei-as. Mas uma vez foi difícil, eu os considerava como família. Chegando à cidade nova, casa nova, escola nova, pessoas novas, tudo novo. Aqui vivi toda a minha adolescência, cometi todos os erros que, se eu pudesse, não teria cometido.



Gostando ou não dessa nova mudança, Deus estava começando a me tratar. Tropeçando por alguns caminhos super tortuosos, eu fui caindo... Arrependia-me e caía outra vez. Tudo era permissão d’Ele, para que eu pudesse reconhecer que eu ainda estava vivo porque Ele queria; que o fato de eu ter nascido com vida foi porque Ele quis; todas as coisas que aconteceram na minha infância aconteceram para que Ele pudesse manifestar a glória d’Ele na minha vida. “Deus fere, mas ele mesmo faz o curativo; ele machuca, mas as suas mãos curam.” (Jô 5:18)


Deus literalmente começou a boa obra, foi logo tratando o que machucava mais: minhas emoções, meus sentimentos. De uma maneira tremenda Ele foi me mostrando o porquê de tudo aquilo. Para curar a ausência e a rejeição do meu pai, Ele me deu o meu tio, que me trata como se fosse um filho e me dá o amor e o carinho que não recebi. Para a saudade da mãe, Ele me deu a minha tia para cuidar de mim. Para a saudade dos irmãos, Ele permitiu que minha prima viesse e crescesse comigo e assim não me senti tão sozinho.

Ele também colocou pessoas no meu caminho que têm sido maravilhosas pra mim. Comecei, aos poucos, a descobrir Deus de verdade, descobri que Ele faz tudo perfeito e nada foge a Seu controle. Senti-me, literalmente, como Abraão quando Deus o mandou sair da casa dele e ir a um lugar que ele não conhecia, lugar onde Deus começaria a realizar os propósitos através da vida dele. Esse entendimento eu só vim ter já bem mais velho, com a cabeça no lugar e sendo ‘consertado’ por Deus. Ele já tinha os planos Dele para mim, creio nisso.

Hoje sou bem diferente do que eu já fui um dia. Deus tem sarado completamente as minhas feridas, tem cuidado constantemente de mim, tem sido o meu Pai, tem me mostrado o amor perfeito que lança fora todo medo, tem me dado um futuro e uma esperança. Há pouco tempo Ele confirmou na minha vida o chamado missionário, tem me dado a honra de proclamar a Palavra de amor, de salvação e libertação. A mesma Palavra que me libertou e tem curado todo o meu interior e todas as minhas lembranças.




Tudo isso que aconteceu na minha vida, com certeza, acontecido na vida de outras pessoas. Talvez nesse momento elas estejam machucadas por suas memórias marcadas pela dor da rejeição ou da ausência; talvez estejam debaixo de uma opressão muito grande e até entrando em depressão; talvez estejam pensando até que não existe mais solução. Mas existe solução: Jesus! Não sei se você, que está lendo, esteja nessa condição, saiba de uma coisa: Jesus te conhece tão bem, conhece o seu coração e todas as coisas que tem acontecido contigo, tem visto as lágrimas que você tem derramado, tem cuidado de você. Eu não sei o peso que você tem carregado e nem por quanto tempo você tem carregado, mas Ele quer te aliviar! “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28) Ele se importa contigo e te ama muito!


Talvez você seja aquele filho que não foi planejado pelos pais, talvez eles não te quisessem e te falaram isso, mas você precisa saber que antes mesmo de você ser formado no ventre da sua mãe, Deus já tinha te planejado! Você é o melhor de Deus, você foi feito à imagem e semelhança Dele! Você nasceu porque Ele quis. Talvez você tenha caído em alguma armadilha do diabo e, por causa disso, se afastou de Deus e agora está ferido e magoado... Lembre-se que o Senhor nunca te esqueceu, não se afastou de ti e nem deixou de te amar. Ele está te esperando ansioso pra te abraçar, te restaurar e te dar uma nova vida. O que você precisa é caminhar na direção Dele. Corre! Há esperança pra você! “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” (Jó 14:7-9)

Se você se entregar completamente pra Ele, permitir que comece ou termine a obra Dele na sua vida, Ele vai te inundar com um rio de águas que curam e que saram a tua alma, que te renovam. Só Ele tem as palavras de vida eterna. Deixe-O trabalhar em você, permita que Ele te cure de uma vez por todas. Você pode até estar abatido agora, gravemente ferido, mas não está destruído (2 Coríntios 4:9). Ele é quem te fortalece e cuida de você. Não dê ouvidos às vozes que ecoam na cabeça dizendo que você não tem valor, pois para Deus sua vida é muito preciosa.


Deus nos abençoe e nos ajude a perceber esse amor maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.