sábado, 11 de dezembro de 2010

Negar a si mesmo

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lucas 9:23-24)
*Esse texto também está presente em Mateus 16:24-25 e Marcos 8:34-35.
                                


Sei que muita gente já escreveu sobre o assunto, mas dessa vez eu posso compartilhar minha própria experiência.Em um dos meus momentos com Deus, tive a oportunidade de ler esse texto e não consegui mais para de pensar nisso e de como negamos tudo, mas nunca a nós mesmos! E assim passaram algumas semanas e continuei meditando nessa palavra que, apesar de estar clara, não saía da minha cabeça. Ouvi até algumas músicas que falam sobre renúncia de vontade, renúncia de si mesmo, renúncia de muitas coisas somente para viver a vontade de Deus; mas nenhuma delas conseguiu expressar a essência dessa palavra.

(Ex.: Abro mão dos meus sonhos / Abro mão dos meus planos / Abro mão da minha vida por Ti / Abro mão dos prazeres e das minhas vontades / Abro mão das riquezas por Ti” ou então Abro mão do meu eu, de tudo que há em mim”. Orei bastante e pedi a Deus orientação e que me mostrasse o que significava de verdade.

Percebi que ‘negar a si mesmo’ toma uma conotação diferente quando cantada em algumas canções. É preciso esclarecer que não se trata de desistir dos sonhos e planos e sim entregá-los a Deus que, segundo a Sua vontade, os realizará. "As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o Senhor. - Provérbios 19:21"; não é uma questão de desistir e sim de obedecer. É muito bonito quando cantamos e declaramos que somos capazes de deixar tudo por Deus. Mas até que ponto isso é verdadeiro em nossas vidas?

Teoricamente ‘abrir mão’ funciona muito bem, mas na prática o bicho pega! NINGUÉM gosta de desistir daquilo que gosta ou deixar as coisas que ama para viver algo que ‘não conhece’. "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." – 1 Coríntios 2:9. Claro que quando nos dispomos nas mãos de Deus para ele nos mudar e moldar, certos hábitos precisam ser deixados, precisamos para de agir com certas atitudes e determinadas palavras precisam sumir do nosso vocabulário, mas é um processo que não conseguimos fazer por nossa própria vontade, mas é obra que o Espírito Santo realiza em nós quando permitimos que Ele trabalhe nosso caráter a fim de sermos verdadeiramente à imagem e semelhança de Deus.

Logo, ‘negar a si mesmo’ não é uma ação nossa e sim parte da obra que é feita em nós. É aí que percebemos as diferenças entre a vida que vivemos e a vida que Deus nos propõe. Se a vida que vivemos é difícil e repleta de obstáculos, a vida com Deus também não é fácil. Quando nos aproximamos mais e mais de Deus e buscamos intimidade e lemos a Palavra, ganhamos força e passamos a crescer e dar frutos para glória do Pai, mas o mundo não quer isso e tenta nos separar a todo custo! Oferece-nos coisas maravilhosas e que certamente já foram ou são alvo do nosso desejo. Nesse momento é que precisamos estar firmes e fortes para resistir e sem vacilar escolher permanecer vivendo os planos de Deus, afinal Ele fala pra gente: “Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.” - Isaías 55:9.

Quando reconhecermos que dependemos de Deus e que nada somos, vamos descobrir que Ele tem o melhor pra nós. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” - Jeremias 29:11. E o desafio cresce porque também precisamos carregar a nossa cruz todos os dias e estar dispostos a correr todos os riscos (inclusive perder nossas vidas, que na verdade é ganhar) para cumprir a vontade de Deus.

No momento em que O aceitamos como único Senhor e suficiente Salvador, embarcamos na maior das aventuras. Por amor verdadeiro pelo Pai. Por causa dEle, a palavra diz que seremos odiados e também “Durante a vida inteira estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal.” - 2 Coríntios 4:11. Mas nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:38-39)! Não desanimem!

“Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam.” (Hebreus 12:3)


Nas minhas orações, nos meus momentos com o Pai, peço sempre que Ele me ajude a negar a mim mesmo, ajude a me entregar por completo para Ele, porque nos quer por inteiro com o nosso coração voltado pra Ele, só assim poderá completar a obra que começou.

Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:13)

Por amor a Ele e com a força que Ele me dá eu negarei a mim mesmo.


Jesus nos abençoe.

Um comentário:

  1. aeww mânêroo ehm xD fduhashu, me fortifico :)parabens, que Deus continue te capacitando e te abençoando xD
    abração

    ResponderExcluir

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.