sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Todo tempo tem seu tempo

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

(Eclesiastes 3:1-8)

Se há tempo para tudo, por que ainda insistimos em nos preocupar com algo que está acontecendo ou que ainda não aconteceu? Se há tempo para que todas as coisas aconteçam, por que sempre queremos adiantá-lo? Ingratidão ou insatisfação? Deus tem os seus planos e os cumpre quando quer, Ele mesmo planejou todos os nosso dias e nada foge ao Seu controle. Então, por que nos deixamos dominar pelas nossas preocupações? Porque até isso é plano de Deus para reconhecermos que dependemos Dele.  “Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.” (Eclesiastes 3:11)


Mesmo sabendo que é Deus quem está no controle de tudo sempre nunca ficamos satisfeitos e tentamos dar uma ‘ajudinha’, um ‘empurrãozinho’... Aí sabe o que acontece? Nada! Por que nós não temos domínio sobre nada. Só Deus é suficientemente poderoso para fazer acontecer – e às vezes faz acontecer mais de uma vez - para que a gente possa compreender que
 somente Ele pode tudo e devemos temê-lo. “Eu sei que tudo o que Deus faz dura para sempre; não podemos acrescentar nada, nem tirar nada. E uma coisa que Deus faz é levar as pessoas a temê-lo. Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes. Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.” (Eclesiastes 3:14-15)

Tudo que vivemos, estamos vivendo e vamos viver está planejado por Deus e já marcado para acontecer no tempo exato! Só que Ele não deixa a gente saber. Se soubéssemos, com certeza, tentaríamos adiantar ou mudar.  “Aí cheguei à conclusão de que Deus está pondo as pessoas à prova para que elas vejam que não são melhores do que os animais. No fim das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar para viver. Como se vê, tudo é ilusão, pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra. Tanto um como o outro vieram de lá e voltarão para lá.”(Eclesiastes 3:18-20)

Nossas preocupações diárias, em alguns momentos, nos impedem de ver a mão do Senhor agindo em nosso favor. Muitas vezes nos encontramos aflitos por causa de alguma situação na nossa vida e não percebemos que o que precisamos fazer é descansar em Deus. Queremos que Ele nos ajude e faça com que tudo aconteça na hora que a gente quer, mas nosso tempo é diferente do tempo de Deus.“Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.” (2 Pedro 3:8)

O Senhor nos convida a aproveitar a plenitude de Sua presença e às vezes nossa resposta é: -“Não tenho tempo”. Persistimos no erro de achar que Deus tem que fazer na hora que a gente quer, mas Ele nos diz, como disse a Paulo em outra ocasião, “A minha graça te basta”. Muitas vezes parece que a  graça do Senhor não tem sido bastante para nós.  Somo pó, apenas pó! Precisamos esperar e confiar em Deus, Ele cuida de nós. Tudo o que precisamos para viver vem Dele, é Ele. Tudo pode passar, o tempo pode passar, mas as palavras de Deus não passarão.

Que o Senhor nos ajude a esperar e descansar Nele.

“E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus.” (Romanos 5:3-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.