sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

#OrePeloRio

Tragédia na região serrana do Rio: devastação, preocupação, choro, luto. Infelizmente, às vezes precisamos ver e ouvir notícias como estas para perceber que dependemos de Deus, para perceber que não somos gratos apenas achamos que somos. Você já agradeceu por ter acordado esta manhã? Agradeceu pelo ar que está respirando? Pois é, muitas famílias desejariam que seus queridos pudessem acordar e respirar. O medo tomou conta não só dos que estão nos locais atingidos pela chuva, mas também dos que possuem familiares nesses locais. Qualquer sinal de chuva também é sinal de preocupação, cada dia que passa não se sabe se será o último, cada hora passa como uma tortura para aqueles que esperam notícias de queridos que ainda não conseguiram se comunicar. Mães, pais, filhos, irmãos, avós, tios, primos... Algumas famílias que não existem mais. Como entender tudo isso?


Há quem diga que era impossível prever tal coisa, pois não se pode controlar a natureza. A chuva caiu e a terra ficou encharcada e veio abaixo, a mesma chuva encheu os rios e os mesmos transbordaram e destruíram tudo por onde passaram. O que se pode fazer? Há quem arranje qualquer desculpa para não se sentir culpado e assim poder dormir em paz. Que paz ou tranqüilidade pode existir em alguém que sabe que ao seu redor pessoas estão morrendo? O número de mortos, de desalojados e de desaparecidos não para de crescer. A expectativa e a esperança de alguns aumentam e de outros diminuem.



O desespero e o receio estampados nos rostos dos sobreviventes nos deixa com o coração na mão. Não sabem como recomeçar ou nem sabem se vão conseguir recomeçar, falta-lhes força, esperança e até vontade de viver. Quem perdeu toda a família e tudo o que tinha não sabe mais o sentido de viver. Nesses – ou somente nesses - momentos difíceis muitos se lembram de Deus e se voltam para Ele, muitos o questionam, alguns até se revoltam, mas não param para perceber o cuidado de Deus. Durante toda nossa vida, desde o nosso nascimento até o dia de hoje tudo o que aconteceu foi permissão de Deus. De todas as formas em todos os momentos Ele tenta nos mostrar que Ele está ao nosso lado cuidando de nós, mas simplesmente não prestamos atenção ou não damos a importância devida ao fato de que não somos nada sem Ele. Vivemos nossa vida da melhor maneira possível, nos divertimos, gastamos e ganhamos e gastamos mais, satisfazemos nossos desejos e assim temos a idéia de termos felicidade plena. Falsa felicidade. Tentamos preencher um vazio que existe em nós com coisas materiais, colocamos nossa esperança e confiança naquilo que o dinheiro pode comprar; a graça do Pai não nos basta mais e deixamos de lado o que Deus quer nos falar e ensinar. Assim, nos tornamos como o homem insensato da parábola que Jesus contou: Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". - Mateus 7:26-27. Deus tem o tamanho exato que preenche o vazio na nossa vida; Ele é a rocha sobre a qual devemos construir nossa casa e assim não seremos abalados.


Nesse tempo tão difícil ainda existe uma esperança. Deus está nos chamando, chamando ao arrependimento, chamando de volta para Sua presença, chamando ao reconhecimento de que dependemos Dele. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” – Tiago 4:14. Não somos nada, nada. Deus é quem tem o controle sobre a nossa vida, Ele que tem sustentado aquelas pessoas que estão nos lugares devastados, Ele tem colocado o desejo no coração de outros para ajudarem, Ele tem sido a provisão e esperança; não é na força do nosso braço, Ele é quem nos fortalece. Isso é um chamado, um despertamento especialmente à Igreja, ao povo de Deus que, por alguns momentos, não tem cumprido a ordem de Deus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” – Marcos 16:15, não tem levado a palavra a palavra de salvação; não tem sido sal nem luz: OREM! Temos essa responsabilidade, clamar por misericórdia, pelo perdão de Deus, pelo consolo e conforto do Espírito Santo sobre a vida dos que estão de luto. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” – 2 Crônicas 7:14



O incômodo, a tristeza, a empatia que você sente quando vê ou ouve as notícias, é algo que, na nossa rotina, ignoramos ou confundimos com outras sensações, é amor pela vida de alguém que não conhecemos, é amor ao próximo. Precisamos orar por essas pessoas, precisamos ajudar contribuindo com dinheiro, doações de alimentos e roupas e etc. As nossas palavras não podem mudar a situação, não podem consolar aquelas pessoas, pois a nossa palavra não encontra lugar no coração delas, mas a palavra de Deus que é a palavra de vida tem o poder de transformar vidas. Deus pode sarar aquela terra, a nossa terra, para Ele não há impossível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.